quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Jornada Mundia da Juventude do Rio à Cracóvia...

Olá peregrinos!!




Hoje venho dividir com vocês o que o meu grupo tem pensado para tornar o sonho de participar da próxima JMJ uma realidade!
A experiência que vivemos no Rio foi muito forte e marcante e voltamos para casa com gostinho de "queremos mais"!! Mas, chegar a Cracóvia será mais complicado do que foi chegar ao Rio de Janeiro, e mesmo estando marcada para 2016 os preparativos precisam começar logo, para que não fiquemos apenas no desejar.
Começamos então, no último sábado, a elencar iniciativas concretas para viabilizar e tornar realidade este sonho!
Abriremos uma conta poupança coletiva, e cada membro do grupo contribuirá mensalmente com pelo menos R$15,00. Faremos também eventos com o objetivo de angariar fundos  como por exemplo um brechó no mês de Dezembro. O dinheiro desta conta coletiva será dividido com equidade entre os membros do grupo!
Iremos também procurar padrinhos que possam contribuir mensalmente com essa poupança, o padrinho não será de um único membro, mas de todo o grupo!
Além disso fomos orientados a organizarmos nossa poupança individual, pois, como a do grupo será dividida entre todos é quase certo que não será possível pagar a viagem toda com ela.

Mas temos a certeza de que iremos!



Desde o início do mês de Agosto já se encontra ativo o site que a Arquidiocese da Cracóvia lanço para a próxima JMJ, por enquanto, o site oferece informações sobre a cidade que sediará a próxima edição do Jornada.
O site da JMJ pode ser visualizado em seis idiomas, polonês, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. Sobre uma versão em português é deixada a seguinte mensagem: "caros usuários da língua portuguesa; Nós estamos muito satisfeitos que existam tantos entre nós, infelizmente, não sabemos sua língua. Nós estamos procurando alguém que poça falar português, para que possamos contatá-los. Também estamos trabalhado em uma versão em Português para o nosso site. Por favor, sejam pacientes, os saudamos calorosamente! Estamos felizes que dentro de três anos nos encontraremos em Cracóvia!!!" Então ficamos na expectativa, não é mesmo?!

Para quem deseja ir fica a fica de começar a organizar os preparativos também, pois para os sonhos se concretizarem planejamento é essencial!!  =D




Paz e Bem !
Fernanda Gaspar!

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Oração de Santo Inácio de Loyola


Bom dia a todos!!!

Como eu disse na postagem anterior, o "ultimato" para o início do blog foi sentido em um retiro de espiritualidade Inaciana. O grupo de jovens ao qual pertenço também segue tal espiritualidade, somo auxiliados pelas irmãs da Casa de Retiros Santo André (fica o link caso alguém se interesse pela programação). 

Para mim a espiritualidade Inaciana é importante e me auxilia na oração e encontro pessoal com Cristo, por isso, decidi dedicar o post de hoje a essa espiritualidade, vou compartilhar com vocês a oração de Santo Inácio, que é linda, e nos leva a refletir sobre a entrega de nossas vidas nas mãos do Pai...






A sabedoria popula diz: "Quem canta reza duas vezes", então, também, vou compartilhar com vocês o vídeo desta oração musicada, que nos permite entrar em clima de oração!


Esta é a versão em português do Brasil, no youtube existem outras versões, com o português de Portugal, onde o ritmo da música é mais calmo, quem gostou pode dar uma olhada!

Espero que o vídeo e a oração auxiliem vocês em suas orações!
Paz e bem!


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Como tudo começou...

Olá pessoal!

Bom, a ideia de começar a escrever um blog sobre ser peregrina na Jornada Mundial da Juventude 2013 (JMJ - Rio 2013) surgiu no meu coração ainda o ano passado, mas, eu sempre me sentia despreparada e / ou colocava outras coisas como prioridade no momento, o tempo foi passando, a Jornada se aproximou, aconteceu, e nada do blog se tornar realidade...



Apesar da minha passividade, Deus não aquietou esse desejo no meu coração, e sempre que eu perguntava, em oração, sobre a minha missão ele fazia vir a minha mente e coração o desejo de escrever em um blog, mas, eu me mantinha resistente, e não tentava concretizá-lo...

Foi em um retiro Inaciano, que fiz recentemente que senti um "ultimato" de Deus. Mais uma vez eu coloquei em oração a questão da minha missão, de como servir no Reino, e inicialmente não senti que havia uma resposta de Deus para mim, já estava terminando a oração, quando jorrou em meu coração a ideia do blog, e como eu vinha sendo negligente e preguiçosa em relação a esse pedido, senti que Deus me dizia, "Fernanda deixe de arrumar desculpas para começar a escrever, não tenha medo, pois este é um pedido meu para você, e tenha certeza de que eu não escolho os capacitados, mas capacito os escolhidos, então faça o que eu te peço!"

Apesar de ter sentido isso de maneira tão intensa, ainda resisti mais alguns dias, quase um mês, até que hoje comecei a agir, ainda estou bastante insegura, e sem saber muito bem como fazer, mas estou tentando, estou me colocando a disposição do Senhor, para ser instrumento de evangelização!

Abraços e Paz,
Fernanda Cristina Gaspar Lemes!